CitrusBR_A produção de laranja na Austrália deverá cair em quase 25%, para 340 mil toneladas na temporada 2012/13. As exportações também deverão cair para 90 mil toneladas e aumento de importações para 30 mil toneladas.
A redução nas exportações foi impulsionada pela alta do dólar australiano e o aumento da concorrência com a América do Sul. Os preços baixos levaram alguns produtores a deixarem os frutos nas árvores, já que a colheita era economicamente inviável. Grandes volumes de frutas também foram transformados em alimento para o gado.
O nível de chuva em todas as principais áreas de produção de citros na Austrália foi bem abaixo da média histórica para o inverno e a primavera, que ocorre de julho a novembro. No entanto, como nos dois últimos anos houve precipitação acima da média, a maioria das árvores se recuperou bem após a última seca e não foram tão afetados.
Há previsões variadas para o inicio da temporada, mas a maioria indica chuvas bem abaixo dos últimos dois anos, com um alto grau de variabilidade de precipitação nas diferentes regiões produtoras.
O Processamento da safra 2012/13 da laranja de umbigo já está efetivamente completo, com uma redução no volume em relação ao ano passado. A colheita da safra de Valência está em curso, mas a demanda por laranjas para suco é baixo. Variedades de suco foram mais duramente atingidos pela alta do dólar australiano, com grandes quantidades de frutas caídas no chão ou transformada em alimento para o gado. Além disso, o dólar forte australiano também está fazendo com que o suco importado fique mais barato.
Temperaturas mais baixas durante os últimos dois verões também podem ter reduzido a demanda por suco. Espera-se que um retorno a temperaturas mais altas neste verão possa aumentar a demanda doméstica.
Com informações do Portal FoodNews