![]() |
Recentes declarações negativas de profissionais de saúde na Austrália sobre o suco de laranja tem preocupado a indústria de suco do país. A CEO da Citrus Austrália, associação que representa os produtores locais, Judith Damiani, se disse surpresa com colocações de que o usco de laranja puro não seria mais saudável do que colas e outros refrigerantes que estão no mercado. A executiva classificou as afirmações como "absurdas" e disse que as alegações partiam de informações desiquilibradas e errôneas de médicos, dentistas e nutricionistas, sobre as propriedades da laranja.
De acordo com Damiani, tais informações tem causado confusão entre consumidores, o que tem levado ao declínio no consumo de suco de laranja e de outros sucos de frutas. Ela conta que ficou chocada quando seu dentista a aconselhou a não permitir que seus filhos bebam suco de laranja e afirmou que a tradição de comer laranjas no intervalo de jogos de futebol e outros esportes competitivos, promovia a cárie dentária.
Judith ressaltou que muitos profissionais de saúde podem ter uma visão estreita, classificando suco de laranja tais como refrigerantes, como prejudicial à saúde, apenas com base em seu conteúdo similar de açúcar da fruta, a frutose, sem levar em consideração os benefícios que a fruta fornece.
De acordo com a CEO, a Citrus Austrália está trabalhando em conjunto com a Fruit Juice Austrália, corpo governamental de promoção do consumo saudável de sucos de frutas, para promover as virtudes do suco de laranja. Algo essencial num momento em que os australianos estão bebendo menos sucos de frutas e preferindo refrigerantes, especialmente os tipo "diet". "As pessoas têm muito mais escolhas nos dias de hoje, e o suco de laranja está sendo espremido no mercado pela concorrência", disse Damiani.
Com informações do sunraysia.com.au