Laranja tem a preferência do francês
Portal FoodNews - 25/04/13 - Levantamento mostra que laranja foi o sabor de suco de frutas mais consumido na França em 2012. Consumo de sucos de frutas registrou queda no país
Um levantamento da Associação Comercial dos Setor de Sucos de Frutas da França (Unijus), apontou que, entre os diversos sabores de sucos de frutas consumidos no país em 2012, o sabor laranja ficou em primeiro lugar na preferência popular. De acordo com a pesquisa, no ano passado a França bebeu 779 milhões de litros de suco de laranja.
A boa noticia só não é completa, porque no ano passado o consumo de sucos de frutas registrou queda de 1%, atingindo 1,62 bilhões de litros. Um cenário preocupante visto que até então a França se mostrava como o único grande mercado europeu onde o consumo de suco puro vinha crescendo.
Apesar do aumento dos custos das matérias-primas, os preços do varejo mudaram pouco. O custo médio de um litro de suco NFC foi de 1,63 de euros, enquanto o suco reconstituído a partir do concentrado teve um custo de 1,07 de euros.
Nos últimos quatro anos, o preço do suco de grapefruit aumentou 115%, suco de maçã em 60% e suco de laranja 55%. Para este ano, as previsões da Unijus indicam um aumento de preço de 70% para o suco de uva, 20-60% para o suco de maçã, 10-25% para o suco de laranja e 40% para o suco de grapefruit. "Um grande aumento de preços de varejo afetou néctares, devido ao imposto sobre as bebidas com adição de açúcar", destacou Unijus. "Os preços subiram para uma média de EUR1.08 por litros de EUR1.00/litre em 2011. Este imposto, que entrou em vigor em janeiro de 2012, "é particularmente oneroso porque néctares são os únicos meios de consumo de certos frutos em forma líquida", acrescentou Unijus, nomeando frutos de banana, damasco e vermelho como exemplos.
O consumo de suco NFC é crescente na França e reponde por 51,8% do mercado, enquanto o suco reconstituído detém 29,2% e os néctares 18,5% do mercado.
Com informações do Portal FoodNews