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Portal Packaging Europe - 14/06/13 - Empresa faz parceria com renomada empresa de desing para redesenhar suas embalagens no mercado canadense e aumentar sua conexão com consumidores

A Tropicana está de roupa nova. Parceira de longa data da PepsiCO Canadá, a empresa de marca e desing, Shikatani Lacroix, foi convidada para atualizar uma linha de cinco sucos da família Tropicana para o mercado canadense. O desafio era fazer com que os novos desenhos se destacassem das demais linhas, mas que ainda assim estivessem alinhados com todo o portifólio da marca.

Para que as caixas para se destacassem, foi importante para Shikatani Lacroix  identificar atributos específicos da marca que a conectam rapidamente com os comsumidores. Esta abordagem é baseada na filosofia de design da Shikatani, o Fator "Blink"  ou  "Piscar de olhos", que traz a idéia de que os consumidores muitas vezes tomam decisões de compras em frações de segundo e a embalagem precisa se conectar com os consumidores.

 

"A embalagem deve apoiar os clientes da loja", diz Jean-Pierre Lacroix, presidente da Shikatani Lacroix. "Desde que a abundância de escolha na prateleira oprime os consumidores, a capacidade de decisão depende de pontos de referência visuais. É importante entender claramente que elementos-chave contribuem para a criação de conexões efetivas em frações de segundo da marca ao nível da loja."

 

Os elementos decifrados pelo olho humano, na seguinte ordem: cor, forma, imagens e palavras. Este taquigrafia visual na embalagem cria forte visibilidade na prateleira, o que atrai a atenção e se conecta com consumidores, tanto em nível funcional e emotiva, diz Lacroix. A imagem do produto bem produzido, como um sorriso ou um tiro de alimentos atraentes, é provável que evoquem uma associação muito mais memorável e positiva com o produto do que as descrições de produtos escritos ou reclamações, acrescenta.

 

Nas novas embalagens da Tropicana, Shikatani Lacroix colocou uma forte ênfase na cor para ajudar os consumidores a distinguir entre os vários sabores - cocktail cranberry, cranberry laranja, coquetel de framboesa cranberry, limonada e uva. "O uso de cores brilhantes e fotografia ousada faz a separação sabor muito clara e distinta para o consumidor", diz o designer Matt Farrugia.

 

O pano de fundo predominantemente branco ajuda a vibrante fruta no imaginário pop, criando uma aparência brilhante, limpo e fresco para o caixa. A madeira texturização sob o imaginário fruto adiciona uma qualidade premium. E o dossel de fruta na parte superior da caixa de cartão maximiza a utilização deste pequeno pedaço, para distinguir melhor os sabores de suco individuais.

 

"Estamos decididos a continuar a usar frutas na copa em vez de apenas uma cor, como algumas das outras embalagens de Tropicana, para fazer os sabores claramente identificáveis para o consumidor", diz Karen Mattucci, gerente de embalagens, bebidas da PepsiCo Bebidas do Canadá.

 

Através do reconhecimento de cores e fotografia memorável, o design da embalagem, resultando captura com sucesso o Fator Blink. A combinação atraente de formas e cores reforça a percepção da marca Tropicana dos consumidores e dá a embalagem uma visual atual e fresco.

 

"Aproveitamento do fator Blink dá a marca Tropicana uma vantagem competitiva visual e cria uma forte ligação emocional com o seu público-alvo desejado", diz Lacroix. "As marcas precisam trabalhar mais do que nunca a conexão e interação com os consumidores. A capacidade de promover uma preferência em um piscar de olhos, torna-se primordial."

Fonte: Portal Packaging Europe