PepsiCO retira termo "natural" dos rótulos de seus sucos
Vancouver Sun - 29/07/13 - PepsiCO anuncia que irá retirar termos "Natural" dos rótulos de seus sucos e firma acordo de US$ 9 milhões para resolver processo contra propaganda enganosa
Depois de ver uma enxurrada de processos se voltarem contra suas marcas de sucos, a PepsiCO decidiu retirar o termo "totalmente natural" de seus produtos. O anuncio é uma reposta ao processo judicial em que consumidores se queixam de que as bebidas contêm ingredientes que não se encaixariam nesse termo. Além disso, a empresa pagará US$ 9 milhões para resolver o processo.
Em comunicado, a companhia afirma que usa "um impulso adicional de vitaminas" em algumas bebidas. Mas a ação judicial movida contra a ekpresa observou que as vitaminas são ingredientes sintéticos. A PepsiCO não confirmou se, de fato, as fibras sintéticas são incluídas nos sucos.
O caso é mais um capítulo na confusão em torno do uso do termo "natural" na indústria de suco. O Food and Drug Admnistration (FDA), órgão que regula os alimentos nos EUA, não tem atualmente uma definição para o que constitui um produto natural. Mas o FDA não se opõe ao uso do termo se a comida não tiver cor e sabores artificiais ou substâncias sintéticas. O órgão afirma ainda que é ifícil definir um produto alimentar que é natural, uma vez que provavelmente foi processado e não é mais um "produto da terra."
Michele Simon, advogada de saúde pública e crítica das práticas de marketing da indústria de alimentos, observou que há inúmeros casos de questionamentos no sistema legal por causa do uso da palavra "natura" pelas empresas de alimentos. Ela disse que o caso PepsiCo foi notável porque a empresa quer essencialmente, encerrar o problema com a liquidação da palavra. "Esta empresa esta, basicamente, entregando o uso do termo de marketing enganoso", disse Simon.
A ação contra a PepsiCo observou que a empresa cultiva uma "imagem saudável e socialmente consciente" para impulsionar as vendas das bebidas, que normalmente custam cerca de US$ 4 a garrafa. Ele observou que a PepsiCo sabia que seu mercado-alvo estaria disposto a pagar mais por bebidas naturais que são 100 por cento de suco e livre de organismos geneticamente modificados.
A ação também alegou que a PepsiCo utilizava organismos geneticamente modificados em seus sucos. Em seu comunicado, a empresa negou a acusação e disse que suas bebidas continuarão a ser rotulado como "livre de organismos geneticamente modificados".
PepsiCo não informou quando ele pretendia fazer as mudanças de rotulagem de acordo com o acordo, alcançado no início deste mês. Na sexta-feira, o site da empresa para os sucos ainda mostrou garrafas com as palavras "All Natural" sobre eles.
Com informações do Vancouver Sun