NOTÍCIAS
DO MERCADO
compartilhar este link
O pior inimigo do greening

04/02/2020 14:55:16
Britânicas anunciam fusão

11/06/2015 16:51:29
Pode ser Pepsi na NBA?

24/04/2015 16:52:15
H2Coco lança mix com café

17/04/2015 12:55:19
Starbucks aposta em delivery

24/03/2015 11:49:58
Imposto tira gás da FEMSA

16/12/2014 15:33:52
Vita Coco quer reinar na China

20/10/2014 18:19:05
MacTangerina no cardápio

02/10/2014 14:29:13
Exportações barradas

02/07/2014 11:44:03
Rótulos da discórdia

26/06/2014 11:19:54
De olho na dieta britânica

25/06/2014 11:19:54
Nova Coca-cola chega à Europa

11/06/2014 10:54:40
Ampliando mercado

23/05/2014 10:44:00
A batalha do açúcar

07/05/2014 18:07:00
Aguá pra inglês beber

06/05/2014 12:15:00
Salvação na embalagem

16/04/2014 12:11:00
O novo energético da Coca

04/04/2014 11:21:00
TV desligada

26/03/2014 15:21:00
Laranja fora da TV

18/03/2014 12:18:00
O futuro dos energéticos

13/03/2014 17:11:00
Pepsi em cápsulas

11/03/2014 13:35:00
Pepsi aposta no México

27/01/2014 13:47:00
De olho na caxinha

24/01/2014 16:43:00
Vendas não reagem nos EUA

19/12/2013 17:12:00
Dubai sem sede

18/10/2013 12:00:00
Mapa do varejo

23/09/2013 14:48:00
Suco tenta reagir nos EUA

17/09/2013 14:02:00
Suco aposta na TV

12/09/2013 12:29:00
Laranjas da África

09/09/2013 15:01:00
Monster quer entrar na Índia

15/08/2013 16:34:00
Frutas perdem espaço

25/07/2013 11:57:00
Tropicana de cara nova

14/06/2013 10:29:00
Nova York contra os sucos

04/06/2013 12:23:00
Purity mostra suas armas

06/05/2013 12:20:00
Portas abertas para a Turquia

26/04/2013 10:39:00
Investimentos à francesa

24/04/2013 11:48:00
Xenergy vai a luta

23/04/2013 12:31:00
Maçã no vermelho

23/04/2013 11:41:00
Surge mais uma gigante

22/04/2013 14:54:00
O que a Arábia quer beber

15/04/2013 16:44:00
Lucros monstruosos

12/04/2013 15:25:00
De roupa nova

25/03/2013 13:00:00
Água no refrigerante

18/03/2013 12:31:00
As bolhas da Honest Tea

13/03/2013 11:49:00
Monster made in Japan

31/01/2013 12:39:00
Sinal verde do CADE

04/01/2013 10:42:00
Setor produtivo monitora possível avanço de produto argentino no Brasil

Agência Estado - 03/07/14 - Mesmo com um volume ainda modesto, a Argentina tenta ampliar a exportação de citros para o Brasil, o que deixa o setor produtivo nacional em alerta

Mesmo com um volume ainda modesto, a Argentina tenta ampliar a exportação de citros para o Brasil, o que deixa o setor produtivo nacional em alerta. Representante dos exportadores das frutas cítricas do país, a Câmara de Exportadores de Citros do Nordeste Argentino (Cecnea) articula junto ao governo local estratégias para ampliar o comércio com o "sócio do Mercosul", justamente no momento que o Brasil tem problemas internos para escoar os frutos.
Em entrevista por e-mail, o diretor-executivo da Cecnea, Mariano Caprarulo, relatou ao Broadcast ter recebido a informação do Ministério da Agricultura argentino de que "em breve" o país "poderá exportar tangerinas ao sócio do Mercosul, o Brasil". "Poderíamos começar com o envio de tangerinas conforme volumes acordados e necessidades do Brasil. Existe atualmente um excedente possível de ser exportado", completou.
Com 11 sócios, a Cecnea responde por uma produção de 60 a 70 mil toneladas de tangerinas, o que não deve prejudicar os produtores brasileiros, caso haja a exportação. No entanto, Caprarulo diz estar preparado para a exportação de laranjas para o Brasil se for de interesse do consumidor do País.
Por pressão de produtores e da indústria brasileira, a importação de laranja para o Brasil caiu a zero e sempre há questionamentos do governo quando os argentinos tentam retomar o comércio. Maior produtor mundial de laranja, o Brasil sempre reagiu às tentativas de exportações da fruta argentina quando havia oferta e preço do País vizinho, com o governo local cedendo às pressões dos produtores daqui.
O citricultor e presidente da Câmara Setorial da Citricultura, Marcos Antonio Santos, afirmou que a Argentina é tema constante dos debates no órgão consultivo do Ministério da Agricultura brasileiro. Recentemente, a Câmara questionou a utilização da Argentina para a entrada de citros espanhóis no Brasil.
Grandes produtores europeus, os espanhóis teriam enviado citros de mesa para o mercado brasileiro passando pela Argentina, cuja entrada é livre, para evitar impostos incidentes sobre as frutas. "Essa triangulação é um problema e foi alvo de questionamento dos produtores, principalmente do Sul", disse Santos. Em relação à entrada de laranja, a questão é também sanitária, segundo o presidente da Câmara Setorial. "Eles não têm controle de cancro cítrico lá e isso é uma ameaça para nós", disse.
Já o diretor-executivo da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), Ibiapaba Netto, lembrou que o "o Brasil tem sofrido com excesso de fruta nos últimos anos, o que fez com que os estoques se acumulassem". "Pensar que um parceiro comercial do Brasil pretende entrar no País aumentando ainda mais a oferta de fruta é um assunto que deve merecer atenção de toda a cadeia e, claro, da coordenação do governo por envolver questões de acordos comerciais", concluiu.