Energéticos na mira da justiça
Today News - 21/07/14 - A fabricante de energéticos 5-Hour Energy está sendo processada em três estados dos EUA por propaganda enganosa
A fabricante de bebidas energéticas 5-Hour Energy está sendo processada em três estados americanos por propaganda enganosa. Oregon, Washington e Vermont querem a suspensão da campanha da bebida, que promete “horas de energia para evitar acidentes”. "Clara e singelamente, em Oregon você não pode promover um produto como sendo eficaz se você não tem provas suficientes para garantir suas reivindicações de publicidade", diz a procuradora-geral de Oregon, Ellen Rosenblum.
A empresa nega as acusações, chamando as ações de uma forma de "intimidação civil", e classificando as alegações como “frágeis”. O Food and Drug Administration (FDA), órgão responsável pela regulamentação de alimentos e medicamentos nos EUA, está investigando possíveis riscos para a saúde de 5 –Hour Energy desde 2012, quando a empresa voluntariamente relatados eventos adversos associados ao produto, incluindo 13 mortes entre 2008 e 2012 . As lesões incluíram ataques cardíacos e convulsões.
Os rótulos não revelam o quanto de cafeína é contido nas garrafas, embora a empresa afirme que os shoots contêm aproximadamente o mesmo que uma xícara de café premium.