Depois de uma fase não muito boa para o mercado mundial de limão, a situação começa a se reverter. Pelo menos é o que aponta Andreas Schindler, proprietário da Don Limón, com sede na Alemanha. A companhia, especializada em gerenciar a cadeia de distribuição possui uma relação bastante próxima com produtores no México, Colômbia e no Brasil e tem participação em todas as fases da produção, do cultivo à distribuição.
No mercado dos Estados Unidos, a Don Limon foca principalmente na venda de limões e mangas, apesar de ser a responsável por distribuir uma grande variedade de frutas cítricas, abacates, melões e maçãs. “Nós fornecemos não somente para a Europa, mas também para a Ásia e América do Norte. Temos boas vendas no Canadá e no nordeste dos Estados Unidos; temos escritórios na China e estamos nos preparando para abrir uma unidade em Dubai", afirma Andreas. Segundo ele, "nesse tipo de negócio, é preciso desenvolver mercados diversos, por isso estamos nos tornando globais".
Inicialmente a Don Limón trabalha com as marcas próprias dos produtores, mas no médio prazo, o intuito é construir uma relação de confiança com eles e passar a colocar os produtos no mercado sob a marca Don Limón. “Nós criamos parcerias com pessoas que querem ter produtos de marca de qualidade, especialmente atacadistas que têm estratégias de fidelização de fornecedores”, explica Diego Morales, gerente da Don Limón Americas, com sede na Guatemala.
Para o futuro, Andreas acredita que a costa leste dos Estados Unidos é um mercado com grande potencial, além de planejar a abertura de um escritório da companhia no Peru. “Os negócios da Don Limón vão se tornar maiores, mais estáveis e mais sofisticados no futuro e o conhecimento que desenvolvermos em uma região, poderá nos ajudar em outras áreas”.