Rússia fecha as portas para citrus da Europa
Freshplaza.com - 17/11/2014 - Cerca de 110 mil toneladas de frutas frescas que seriam enviadas ao país, agora esperam por novos destinos
A Rússia fechou as portas para cerca de 110 mil toneladas de citrus vindos da Europa. De acordo com a Freshfel, associação europeia de produtores de frutas e vegetais, “A situação é sem precedentes, o segundo principal importador global de citrus fechou suas portas aos fornecedores”, revelou a entidade em nota.
Em 2011, a Rússia importou 1.852.625 toneladas de frutas e vegetais. No ano seguinte, o volume chegou a 2.173.400 toneladas e em 2013 atingiu 2.184.954 toneladas. Os produtos europeus representaram 23% do total de importações no segmento em 2011, 27% em 2012 e 26% em 2013. Do total de produtos frescos exportados da Europa para a Rússia, entre 5% e 6% são de citrus.
Os países membros da União Europeia não são os únicos afetados pelo fechamento das fronteiras às exportações, embora sintam de forma mais latente os efeitos de tais medidas. Em 2013, os Estados Unidos exportaram para a Rússia 28.992 toneladas de produtos, Austrália embarcou 3.383 toneladas, enquanto Japão, Canadá e Noruega embarcaram 173, 118 e 50 toneladas, respectivamente. Somando todos esses países, o volume exportado chega a 32.716 toneladas, volume que não faz sequer sombra em relação aos 2,2 milhões de toneladas exportados pela Europa.
A questão é que diante desse cenário, a União Europeia tem o desafio de encontrar outros destinos para esses produtos frescos. A Turquia poderia ser o único país a se beneficiar da proibição russa, já que é o terceiro fornecedor depois do Equador e da União Europeia. Outros países que poderiam se beneficiar com os embargos seriam a China , Marrocos, Israel e Egito.