Produção excedente e baixo consumo afetam mercado de citrus
Freshplaza.com - 26/11/2014 - Na Europa, Espanha sofre com a crise na Rússia e preços ruins
O mercado de citros, em especial o mercado de laranja, vem sofrendo vários golpes nesta temporada. O bom volume das colheitas, que deveriam, a princípio ser motivo para comemoração, acabaram se tornando um problema diante da queda constante do consumo e da agitação política na Rússia, que vem prejudicando as exportações de citrus de alguns países, especialmente da Espanha.
A boa colheita registrada na Espanha, Marrocos e Egito, acabou por afetar os preços das frutas. Um aumento ou redução de 10% no rendimento pode ter implicações significativas para o mercado. A Espanha experimentou uma temporada muito boa, o que coloca pressão sobre os preços. Em combinação com valores de consumo decepcionantes, os efeitos são dramáticos. Em regiões espanholas como Sevilha, falências são esperadas entre os produtores e cooperativas. Os produtores de pequeno porte em Valência devem obter melhores preços graças a exportadores mais fortes.
Além disso as práticas comerciais de alguns países, como o Marrocos, contribuem para o cenário. Os comerciantes daquele país são estimulados a inundar os mercados com citrus marroquino, o que coloca ainda mais pressão sobre os preços. Some-se a isso a agitação política e as tensões crescentes entre a Rússia e a União Europeia. Para os exportadores espanhóis, está cada dia mais difícil exportar para a Rússia, que vem buscando novos fornecedores fora do bloco econômico.