O namoro entre PepsiCo e Sodastream pode se tornar algo permanente?
Justdrinks.com - 15/10/2014 - Aproximação entre as duas companhias para testar bebidas em máquinas domésticas pode simbolizar o início de uma nova relação entre elas
A aproximação da PepsiCo com a SodaStream nos diz muito sobre as fortunas de ambas as empresas - e até poderia ser um indicativo sobre o futuro das companhias – e do mercado.
O fato de a gigante de refrigerantes ter concordado com outro teste onde algumas de suas marcas foram adaptadas para um formato de consumo em máquinas domésticas não é uma surpresa. Afinal de contas, em março, a companhia revelou que tinha acordado uma parceria com Bevyz em um sistema de home carbonatação.
Mas, a escolha da SodaStream como um novo parceiro, ainda que em caráter experimental, é intrigante. Menos de dez meses atrás, o grupo com sede em Israel estava provocando a PepsiCo (e Coca -Cola Co) em seu anúncio do Super Bowl. Além disso, a SodaStream contratou a atriz Scarlett Johansson para anunciar seu produto em comparação com os concorrentes, o que terminou com um pedido de desculpas para seus dois principais rivais e com o comercial banido. Na verdade, a empresa tem um histórico de fazer marketing provocativo.
Ao defender o anúncio deste ano, um porta-voz SodaStream disse: " Coca-Cola e Pepsi são a nossa competição e é comum a prática de usar a publicidade comparativa para fazer o contraponto."
Agora, o que mudou para que a PepsiCo decidisse testar algumas marcas que utilizam sistema de home carbonatação em parceria com a SodaStream?
Essencialmente, as duas empresas enfrentam tempos difíceis nos EUA. A fortuna do império SodasStream tomou rumos perigosos. No início deste mês, a companhia relatou uma queda acentuada nas vendas do terceiro trimestre e nos lucros, em parte causada pela decrescente demanda dos Estados Unidos. Um quarto trimestre desfavorável não vai arruinar uma empresa, mas o CEO da SodaStream admitiu que não tinha sido capaz de atrair novos consumidores "no ritmo que acredito que deve ser alcançado ".
Enquanto isso, apesar de ter conseguindo estabilizar seus negócios de bebidas nos EUA nos últimos tempos, a PepsiCo está às voltas com o declínio a longo prazo da categoria de bebidas carbonatadas nos EUA. A empresa vem produzindo inovações em uma tentativa de frear a crise.
Ambas as empresas fizeram questão de frisar que o novo acordo está em uma base limitada de "teste". Considere, porém, que a PepsiCo foi uma das empresas ligadas a uma possível oferta para obter uma participação na SodaStream no início deste ano. A gigante do refrigerante também acompanhou o acordo firmado entre Coca- Cola e Keurig Green Mountain com interesse.
Quais são as chances dessa relação se desenvolver e se tornar algo mais sério no futuro?