Produtores gregos esperam amadurecimento do mercado de orgânicos
Freshplaza.com - O crescimento das exportações têm auxiliado no processo
Peter Abma de Fairtrasa Holland faz um monte de negócios com produtores orgânicos gregos e é, portanto, plenamente consciente da situação no país. Os efeitos da crise , diz ele, têm sido bastante inesperados. Peter acredita que a profissionalização é feita no comércio e que a importância das exportações aumentou. Isso é verdade? E será que a temporada de citrus grega começa mais tarde do que em países concorrentes?
Início Tardio
Para responder à última pergunta primeiro. Sim, é verdade: a temporada de citrus na Grécia começa mais tarde do que na maioria dos outros países europeus. Em outubro , já existem produtos espanhóis nas lojas, enquanto produtores gregos parecem esperar o momento propício . Peter tem uma explicação clara para o início tardio na Grécia: "Em outros países, os produtores muitas vezes tentam acelerar o crescimento através da utilização de etileno, etc. , o que na minha opinião afeta a qualidade. Os produtores gregos, no entanto, preferem esperar pacientemente os citros orgânicos amadurecerem. Isso explica a alta qualidade de seus produtos. Os frutos gregos são muito mais fortes e mais saborosos. "
Exportar mais importante em tempos de crise
Peter diz que, nos últimos anos, a exportação tornou-se cada vez mais importante por causa da crise. "A exportação está indo muito bem. Na atual situação econômica, os preços locais são baixos, por isso a importância da exportação cresce. O tráfego estrangeiro tornou-se tão crucial que os gregos tiveram que tornar-se muito mais profissionis quando se trata de comércio."
O contato próximo com os produtores
Fairtrasa Holland mantém estreito contato com os produtores. "Através do Hellas Bio Net, que inclui seis cooperativas agrícolas gregas, lidamos diretamente com vários produtores de pequeno porte. Queremos fazer acordos concretos, ser o mais claro possível. Pelo menos 70% dos produtos devem ser vendidos com antecedência. Temos certeza de que mantendo o acordo de preços, não teremos pânico quando a situação do mercado mudar."
O comerciante holandês tem feito negócios com os gregos desde 2009. Nestes anos, ele viu muitas mudanças. "Quando eu comecei, em 2009, quase ninguém estava negociando com a Grécia. Os principais produtos comercializados são cítrus e kiwis. Nos últimos anos, os volumes subiram e a área cultivada tem aumentado exponencialmente." Peter indica que a Grécia tem crescido e se tornado um importante país de abastecimento para os Países Baixos. "Queremos apresentar o maior número de consumidores para produtos orgânicos gregos quanto pudermos. Queremos fazer isso através da organização de degustações em lojas de alimentos saudáveis e nos supermercados."