NOTÍCIAS
compartilhar este link
Briga de Titãs

28/11/2016 15:17:21
Taeq lança Cajuína Orgânica

17/11/2016 15:22:32
Morre Toninho Pratinha

21/10/2016 16:50:20
O futuro da Hanjin à deriva

04/10/2016 14:24:25
Ameaça de embargo

22/08/2016 14:58:11
Cuidados no pomar

04/08/2016 13:03:39
Sufresh FLIP chega ao mercado

20/07/2015 12:58:49
O suco que bate um bolão

16/03/2015 18:03:36
Consumo em queda

04/03/2015 09:06:51
O supersuco da Purity Organic

02/12/2014 15:27:46
Zone 8 lança chás premium

28/11/2014 17:29:15
Alta interrompida

25/11/2014 18:50:14
Suco volta a subir na Bolsa

21/10/2014 19:19:55
Edeka veta transgênicos

15/09/2014 07:37:58
Uma salada para beber

12/09/2014 13:02:00
O novo suco da Mello

09/09/2014 12:51:19
Suco volta a cair

08/09/2014 12:50:22
Suco volta a fechar em baixa

02/09/2014 12:47:06
Demanda enfraquece cotações

28/08/2014 12:37:42
A nova onda da Campbell

28/08/2014 12:36:27
O super suco da Juxx

28/08/2014 12:34:27
Vita Coco quer reinar na China

25/08/2014 12:29:49
O suco das Arábia

20/08/2014 12:28:16
Safra farta no Marrocos

18/08/2014 12:27:09
A laranja gigante

14/08/2014 12:21:44
Suco volta a subir na Bolsa

14/08/2014 12:21:44
Produção estável no Sul

06/08/2014 12:15:39
Mercado em baixa

05/08/2014 12:15:39
Laranja menor, lucros maiores

30/07/2014 11:56:33
Tempestade na demanda

29/07/2014 11:56:33
Suco estável

28/07/2014 11:56:33
Sem tempestade no radar

24/07/2014 11:56:33
Medo do furacão

22/07/2014 11:56:33
Em busca de direções

17/07/2014 12:16:24
Suco recua em NY

10/07/2014 11:49:32
Clima de alta

03/07/2014 11:44:03
Tempestades vem, suco sobe

02/07/2014 11:44:03
Queda mantida

30/06/2014 11:42:27
Queda se mantém

26/06/2014 11:19:54
Em busca de novas plantas

24/06/2014 11:19:54
A ciência gordurosa

24/06/2014 11:19:54
A próxima revolução verde

23/06/2014 11:19:54
O novo Captain Citrus

18/06/2014 10:54:40
Laranja para curtir

28/05/2014 10:45:00
Óculos especial pode ajudar a detectar greening

SFAgro - 25/05/2017 - A tecnologia, desenvolvida pela Embrapa, intensifica o contraste de cores e permite ao usuário enxergar o principal traço da doença conhecido como amarelecimento

m par de óculos com lentes revestidas por um filtro especial é o mais novo invento 
para detectar os sintomas do huanglongbing (HLB), também conhecido como greening, 
durante a inspeção visual em pomares de citros. A novidade, que já está disponível 
no mercado, permite ao usuário enxergar o principal traço da doença, conhecido como 
mosqueamento das folhas ou amarelecimento, porque intensifica o contraste entre as cores 
verde e amarela, características da praga. O equipamento, que foi desenvolvido pela Embrapa 
Instrumentação e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e foi apresentado ao público 
durante a  Agrishow deste ano.

Auxílio no monitoramento

A Embrapa divulgou que os óculos para auxiliar a inspeção visual do greening na citricultura 
facilitam o trabalho dos inspetores, reduzem a taxa de erros na identificação da doença e 
trazem proteção visual ao usuário. Os idealizadores da invenção acreditam que, além do Brasil, 
a tecnologia poderá ser usada por inspetores em outros países produtores de citros, como Estados 
Unidos, China, México, Espanha e Índia. Embora muitas técnicas estejam sendo desenvolvidas para 
melhorar a identificação de plantas infectadas, até o momento não há conhecimento de nenhum 
dispositivo para aplicação em inspeção visual do greening em campo.

De acordo com a Embrapa, pelo método tradicional, o greening, pior doença da citricultura dos 
últimos tempos, pode ser identificado por meio de inspeção visual por profissionais treinados, 
mas com altas taxas de falhas. Acredita-se que metade das plantas sintomáticas seja mantida em 
campo por erros na inspeção, o que permite a proliferação da doença entre as árvores saudáveis.

A tecnologia, já patenteada, está disponível na Fhocus Optical Solutions, empresa licenciada para 
fabricação e comercialização dos óculos, sediada em São Carlos (SP) e com filial na capital paulista, 
e pode ser adquirido mediante cadastro prévio por telefone ou na página da empresa.